O RÁDIO E A TELEVISÃO
DO PARANÁ
Wasyl Stuparyk ou Basílio Junior
OSNI BERMUDES estaria completando 79 anos de idade. (12.12.1.933)
Quando afirmamos "como era complicado produzir programas no início da televisão", os mais jovens, com simpatia respondem "imagino..."
 
Me perdoem os jovens, mas vocês não imaginam, não!
 
Poderão ter alguma noção depois de ouvir e conhecer o OSNI BERMUDES, um dos mais criativos diretores de TV que o Paraná teve.
 
Um exemplo de dedicação, amor e muito profissionalismo dentro do nosso rádio e televisão.
 
Sua entrevista, concedida ao jornalista Aramis Millarch, é bastante longa, dividida em 5 partes, mas acreditem, vale cada segundo ouvido do próprio Osni. Clique na foto do OSNI e conheça sua história que se confunde com a história do Rádio e Televisão do Paraná.
Roseli Rogoski (Secretária do Dr. Paulo Pimentel - TV Iguaçu - Canal 4)
O melhor amigo que tive no Canal 4.
 
Ary Laurindo
Parabéns Wasyl pela ideia brilhante de homenagear um dos mais criativos e competentes profissionais do rádio e tv do Paraná e do Brasil. A esses valores, acrescento a retidão de caráter, o bom senso e uma simpatia sem limites. Osni fazia da simplicidade sua rotina de trabalho. tenho na memória grandes momentos que compartilhamos na TV Iguaçu, nos bons tempos, na companhia de companheiros de grande valor.
 
Ary Laurindo
Uma noite (não lembro mês e ano) eu estava na redação da Tv Iguaçu preparando alguns textos. O Osni me falou pelo interfone: venha me dar uma mão. Fui ao andar de cima, no switche, onde ele fazia a operação de uma transmissão de futebol em cadeia com a TV Cultura de São Paulo. No ar passava o jogo entre Inglaterra e Itália, no Yanke Stadium (EUA). Era a preliminar do jogo principal entre Brasil e Estados Unidos. Nosso companheiro também de saudosa memória, Munir Caluf, integrava a equipe de transmissão da Tv Cultura. E o Osni me disse: o link cai
 
Ary Laurindo
Vou continuar. O link, o áudio da transmissão caiu. Estou só com as imagens do jogo no ar. Você topa transmitir esse jogo aqui do estúdio. Eu arranjo um fone de ouvido e pegamos uma transmissão de rádio. Vai lá, senta e fala. Eu não era locutor esportivo e nunca iria dizer não para um cara como o Osni. Comecei chamando o goleiro da Inglaterra de Banks, aquele famoso da Copa de 70 que já estava aposentado. Do outro lado do vidro, o Osni se matava de rir. e fazia sinal para eu ir em frente, que estava ótimo. Realizei a missão e Deus me ajudou. No jogo principal o link voltou. Incrível, no dia seguinte, jornais comentaram que a transmissão da TV Iguaçu tinha sido muito boa. E com aquele ar de bonachão ele me disse: Eu não te disse? Confesso que sou privilegiado por ter uma história, entre muitas outras, para relembrar os bons tempos da televisão paranaense, com o meu querido e inesquecível Osni Bermudes, é claro.
 
Lais Mann
O Osny Bermudes foi a pessoa que me levou para o "Show de Jornal"em 1970, na TV Iguaçu. Mudou a minha vida. Um dos profissionais mais competentes, criativos e humanos que já conheci.Jamais esquecerei dele. Parabéns pela ideia brilhante Wasyl!!!
 
Osni Bermudes
Obrigado Wasyl, Ary Laurindo e Laís por essas histórias e depoimentos sobre o saudoso paisão. Abraços carinhoso a todos. Meu e da família Bermudes.
OSNI BERMUDES